COLABORAÇÃO - As leis não bastam



“Este é tempo de partido, tempo de homens partidos, os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis não bastam”, palavras de Carlos Drummond de Andrade. E ele tem razão:  as leis não bastam, é preciso muito mais para se construir uma democracia, um país onde os direitos garantidos pela Constituição sejam respeitados.


Vem sendo propalada no Brasil a idéia de que os políticos são todos iguais.  Será? Essa idéia associada a problemas como o analfabetismo e a falta de conscientização política não contribui para o bom funcionamento da democracia. Como é na linguagem formal que estão escritos os códigos, as leis de um país, manter grande parte da população no analfabetismo é uma das maneiras utilizadas por governantes que querem perpetuar-se no poder sem sofrer ameaças. Trata-se de um grupo que, a cada eleição, costuma dizer-se renovado, mas que a cada nova oportunidade, mostra-se, ele sim, mais igual ainda a si mesmo.


Se são todos iguais, como decidir em quem votar? Aliás, para que votar? Acreditar que os políticos são iguais é, ao mesmo tempo, uma impossibilidade lógica e uma renúncia de direitos.  Impossibilidade lógica porque nunca duas pessoas são iguais.  É uma renúncia de direitos porque o cidadão que assim pensa, mentalmente rasga o título de eleitor. Se é tudo igual, para que votar?


Construir uma democracia supõe saber distinguir diferenças. Começaremos a construir a nossa quando deixarmos de acreditar que é tudo a mesma coisa, quando exercermos verdadeiramente a nossa cidadania, escolhendo melhor os nossos governantes. Aí sim, educação, saúde, moradia e alimentação passarão a ser como está na lei: direito de todos.



Dani Marques

3 Comentários:

Jales Lins disse...

Parabéns pelo excelente texto, é com valorosas colaborações como esta que o site se fortalece como um espaço para o debate de idéias e fortalecimento do espírito de cidadania que cada um tem que ter dentro de si. Parabéns minha amiga!

Anônimo disse...

"escolhendo melhor os nossos governantes." Me diga como se sempre são os mesmos

Ney Bellas disse...

Dizer que este POST é ótimo seria diminuí-lo. Parabéns Dani, seu texto é EXCELENTE. Concordo contigo, precisamos acordar e falarmos mais em soluções do que ficarmos sentados de dedo em riste apontando defeitos, falhas e toda sorte de problemas. Podemos MUITO mais!

Postar um comentário

YoutubeBrasil

 
"Caros internautas, primando pela liberdade de expressão e pela democracia, todas as críticas, sugestões e colaborações serão muito bem-vindas! Porém, para mantermos o bom nível das discussões, qualquer postagem que ofenda a moral e a integridade de qualquer pessoa será excluída". Todas as obras publicadas no blog são de total responsabilidade dos intergrantes do IGUABA MAIS ®. Seus textos não podem ser reproduzidos sem autorização. - Equipe IguabaMais.com