PROJETO 02 – PRAÇA DA ESTAÇÃO, UM REMENDO OU UMA PRAÇA INTEIRA?

 A reforma da Praça da Estação, no tradicional bairro que de quatro em quatro anos vira o principal palco político de Iguaba Grande, se tornou a principal fonte de questionamento dos seus moradores, seja pelo tempo em que se arrasta, seja pela sua forma e pelo trânsito alterado. Merecia por parte da Administração uma explicação sensata diante de tantos questionamentos e dúvidas. Aqui reproduzimos algumas e, de quebra, damos algumas das nossas sugestões também.

Afinal, por qual razão fecharam uma das vias?

 Poderíamos responder que era para ganhar espaço, para as crianças correrem sem perigo enquanto se divertem na praça, para plantar mais arvores, e tudo mais que pode ser feito em um espaço público. Esta suposição até teria algum cabimento caso não tivessem ocupado o espaço ganho com algo que deve se tornar um lago com uma ponte.

 Resultado? Mais um gargalo no nosso trânsito, menos espaço para estacionar, mais confusão com ônibus e caminhões, muito comuns na localidade. De brinde ainda temos a Rua Morvan Barbosa (Rua do colégio Genária), que ao invés de desafogar aquela bagunça, podendo servir como uma saída da confusão, joga mais lenha na fogueira, já que ao nosso ver a mão ali deveria ser no sentido inverso.

Agora, responda-me, por que uma ponte se a praça é a “Praça da Estação”?

 É evidente que para algumas questões só Freud explica. Se fosse uma Maria Fumaça, ou trilho de trem, ou algo assim a gente ia tentar explicar, mas a ponte só caberia se mudássemos o nome para Praça da Ponte.

 Então, qual a explicação? Ou pelo menos nossa sugestão.

 Bem, continuando com a busca incessante para tentar explicar o que pode parecer insensato, chegamos a uma explicação plausível, com a imagem abaixo:
  
Clique na imagem para ver em tamanho maior 


 Com a desapropriação da área conhecida como antiga pista de kart, que hoje realmente não cumpre com sua função social de propriedade, teríamos uma área de aproximadamente onze mil metros quadrados. Assim, entre a atual Praça da Estação e esta enorme nova área, existem apenas dois imóveis, sendo um residencial e outro comercial, agregando cerca de três mil metros quadrados de área.

 Como estamos no campo da especulação, podemos até não acertar a intenção do projeto inicial implementado pelo Poder Executivo, e nem ter conseguido explicar a questão da ponte mas convenhamos que uma praça com uns quinze mil metros quadrados no centro da cidade seria algo maravilhoso e uma grande sacada da Administração. E mais, essa idéia já foi passada ao conhecimento tanto da atual gestão, como da gestão anterior.

 Para exemplificar o tamanho da área, esta equivaleria, aproximadamente, a dois terços da Praça João Hélio, em Araruama. Como este é um projeto mais dispendioso vamos deixar a parte de custos para os futuros ou prováveis executores, mas vale a dica: tanto a Constituição da República (art. 5º, XXIII e XXIV; 182, §4º, III), quanto o Plano Diretor do Município – Lei Complementar nº 082/2008 (arts. 15; 63; 98, dentre outros), prevêem instrumentos eficazes para o Município desapropriar a área e colocar a idéia em prática.

 Uma vez ultrapassada essa etapa, o próximo passo seria elaborar procedimento licitatório para escolher uma empresa de arquitetura para projetar a área. Uma bela atitude do gestor, nesse ponto, seria consultar a população, por meio de audiência ou consulta pública, quanto a projeto que melhor atenderia as necessidades e expectativas do povo iguabense, conforme Estatuto da Cidade – Lei Federal nº 10.257/01 (arts. 40, §4º, I; 43, II; 44, dentre outros).

 Tanto o primeiro, quanto o segundo passo, poderia ser previsto nas leis orçamentárias do Município para fins de execução no exercício financeiro seguinte. E mais: com os dois primeiros passos concluídos, a próxima etapa seria usar das habilidades políticas – e técnicas também, claro – para pleitear convênio junto ao Governo Estadual ou Federal. E acreditem, com os documentos em ordem e o projeto estruturado, não é difícil conseguir verba.

 A título de cortesia, vai a última dica: Ministério das Cidades, Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, podem custear o projeto. E o Projeto pode ser escolhido por meio de concurso público, contando assim com um numero bem maior de idéias a um custo infinitamente menor, afinal, temos excelentes engenheiros e arquitetos em nossa região.

 Só não venham, agora, dizer que faltava uma boa idéia!! O que pode faltar é visão ou quem sabe motivação.


Em, 16/05/2011


Jales Lins / Jorgino Fabiano
www.iguabamais.com



19 Comentários:

Anônimo disse...

Interessante a idéia. É muito fácil criticar as coisas quando elas acontecem. Assim é mole. Dificil é isso aí: colocar a cara, mostrar que existe idéia viáveis que não são implementadas sabe-se lá pq.

Antonio, Cidade Nova.

Jorgino Fabiano disse...

Obrigado Antonio,
Suas colaborações também serão bem vindas, se desejar no envie por e-mail, iguabagrande@hotmail.com

Unknown disse...

Boa idéia, Jorgino e Jales.
Espero que a liderança política de Iguaba discuta com a população estas idéias e que se faça ouvir a voz do povo.
valeu !!!
OLIVEIRA.

Jales Lins disse...

Pois é Oliveira... o grande erro acontece muitas vezes pq a população não foi ouvida.

Anônimo disse...

Adorei a forma como narraram essas possibilidades.
Estou há 16 anos em Iguaba. Sempre soube que o Bairro da Estação é parte do patrimônio histórico cultural de Iguaba Grande. Daí, pergunto: Cadê a Estação? E o trem? Outra coisa: não se reforma o patrimônio público e sim, restaura-se. Acredito que quanto a esta obra, feriu-se a "Lei 4.717, de 29.6.65 que define patrimônio público, em seu artigo 1º, parágrafo 1º, como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta.", Assim como define muito bem a nossa praça, a Lei 6513, de 20/12/1977: "Dispõe sobre a criação de Áreas Especiais e de Locais de Interesse Turístico; sobre o Inventário com finalidades turísticas dos bens de valor cultural e natural..."
Portanto, afirmo que a Administração Pública engloba uma série de questões, a começar pela Legislação. Acredito que a administração pública iguabense continua errando.
"A Administração Pública tem como prática, assegurar aos cidadãos os interesses públicos, ou seja, cultura, saúde, educação, também chamadas de necessidades coletivas."

(Thelma)

Autimério Penna disse...

Boa visão rapazes. A coisa aqui está sendo levada a sério."Para o alto e avante"
Autimério Penna

Jorgino Fabiano disse...

Thelma, parabéns por suas colocações, uma verdadeira aula!!
E como não podia ser diferente, faço minhas as suas palavras. E gostaria que a administração pública TAMBEM assim o fizesse.. MMAAAAAAASSSSSSSSS....

Valdinei disse...

Torço para que os futuros governante de Iguaba tenha a mesma visão de vocês e as coloquem em prática!
Parabéns pela iniciativa.
Valdinei

Sergio Polastri disse...

Uma sugestão também seria utilizar o terreno ao lado do futuro forum de Iguaba em Cidade Nova para construcao de uma praça (mesmo que modesta e simples) para prover às criancas e jovens deste bairro alguma opcao de lazer. Fica a Ideia.

Jorgino Fabiano disse...

Realmente muito bem lembrado, o lugar que você mencionou, já foi inclusive um "aterro sanitário" e realmente merece um pouco mais de atenção.

PEDRO FELIPPE disse...

A praça da Estação, é só uma demonstração da falta de experiencia e capacidade em lidar com tantos problemas que nossa cidade passa hoje, parabéns pela materia.

Jorgino Fabiano disse...

Pedro, obrigado por sua participação.
E realmente entendemos que há muitos problemas em nossa cidade, mas em numero menor do que a possíveis soluções.
Assim, esperamos contar com a colaboração de todos os interessados, que desejarem publicar suas sugestões de melhora.

Ju disse...

legal a idéia, na minha opinião deveria manter as duas mão alí...apesar de não ter espaço suficiente. O melhor era só reformar...e escolher um local mais apropriado pra isso. Faz um negócio bonito logo a população aproveita ai um ano do projeto depois os próprios quebram tudo estragam tudo...os vândalos. Mas pra fazer um negócio bonito, tem que zelar tbm... Pra quem conhece a organização do município deveria apostar mesmo em algo bem pequeno. e investir em algo realmente necessário como na educação na saúde e em todos os outros..apesar que o lazer tbm é necessário. essa ideia é melhor q a atual..apesar de preferir a praça no centro no lugar do Esporte clube Palmeiras...abraço.

Jorgino Fabiano disse...

JU..
O bom das idéias é que sempre, pode haver uma melhor do que a outra.. Só é pena que nenhuma esteja se realizando..rssr

Ju disse...

com certeza! Pena que as poucas idéias que estão saindo da prefeitura nunca é o que é povo quer! como disse o Jales lins ai em cima..... o grande erro acontece muitas vezes pq a população não foi ouvida, seremos sempre insatisfeitos pois queremos sempre o melhor...queremos sempre a recompensa pelos impostos pago.Mais como ja tinha dito a idéia é sem dúvida a melhor. o que fizeram realmente foi tapar o sol com a peneira alí no local.

Jorgino Fabiano disse...

Fiquei sabendo que a PREFEITURA realmente via executar este projeto e que o processo de desapropriação já esta bem adiantado.. Quem Viver Verá, ou não !!..rsrsr

Anônimo disse...

Seria iteressante que se colocassem esgoto e asfalto em árias ruas, Po exemplo a travessa Silva Jardim bem próxima a praça da estação, não tem esgoto e muito menos asfalto, isso é uma vergonha

Jorgino Fabiano disse...

Concordo com você, infelizmente não podemos sair do campo das idéias..
Nossa intenção se baseia, tão somente, em SUGERIR opções de ação.

Anônimo disse...

essa praça é uma proxima ao centro de Iguaba que tem uma rampa de skate?

obs:Não moro em iguaba mas gosto mto da cidade e meu tio tem casa lá e e ando d skate e um primo meu comento q a rampa foi derruba eu queria saber se vão fazer outra rampa? alguém tem foto do projeto pra me enviar Abraço

Postar um comentário

YoutubeBrasil

 
"Caros internautas, primando pela liberdade de expressão e pela democracia, todas as críticas, sugestões e colaborações serão muito bem-vindas! Porém, para mantermos o bom nível das discussões, qualquer postagem que ofenda a moral e a integridade de qualquer pessoa será excluída". Todas as obras publicadas no blog são de total responsabilidade dos intergrantes do IGUABA MAIS ®. Seus textos não podem ser reproduzidos sem autorização. - Equipe IguabaMais.com