UM LUGAR BOM PRA CACHORRO

 Os cães integram-se ao cenário de flagrante desordem pública, circulando livremente, entre pessoas e veículos, com um jeitão doce e bonachão, carregando consigo doenças e sujeiras no caminho, que contribui com a infestação das larva migrans que é encontrada em cães e ou gatos infectados com ancilostomídeos, e é mais freqüente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem o meio com suas fezes.





A Secretaria de Saúde, através de sua Coordenadoria de Combate a Zoonoses, poderia desenvolver um plano de controle com vacinações, vermifugação e esterilização de animais de rua, já que não dispomos um canil municipal.


 Essa é uma preocupação nacional! Já tramita no Congresso, desde o dia 02 de maio, Projeto de Lei nº 422/11, de autoria do Deputado Lincoln Portela (PR-MG), que cria o Fundo Federal de Proteção Animal, destinado a centros municipais de controle de zoonoses, centros de triagens e organismos de proteção e de combate ao tráfico de animais. O projeto obriga toda pessoa física ou jurídica que usa imagem de animal em publicidade comercial a recolher ao Fundo quantia equivalente a 1% do valor da campanha. Além disso, o fundo poderá receber recursos do Orçamento da União; decorrentes de acordos, ajustes, contratos e convênios celebrados com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal; doados por pessoas físicas ou entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas; e ainda de empréstimos de instituições financeiras nacionais ou internacionais.


 O número de animais soltos nas ruas é incalculável, mas é notável que muitas vezes é preciso haver conscientização da população, pois o cão não aparece nas ruas por um acaso. A irresponsabilidade de alguns moradores da nossa cidade causa transtornos para todos os setores da sociedade. Os garis e lixeiros têm problemas para recolher o lixo, que muitas vezes é colocado nas ruas horas antes da coleta, daí, os cães, famintos, reviram o lixo e o espalham pela rua dificultando o trabalho dos funcionários.


 O problema central está na ausência de ações preventivas e de conscientização. Temos que ficar de olho, pois os hospitais estão lotados de doentes com dengue, por exemplo, e não vemos agentes nas ruas e nem o carro “fumacê”. Pelo visto, a música “Bicho escrotos”, que foi gravada no início dos anos 80 pelos Titãs, compõe a trilha sonora atual de nossa cidade. “... bichos, saia dos lixos, baratas, me deixa ver suas pata, ratos entre nos sapatos do cidadão civilizado, pulgas que habitam minhas rugas. Onçinha pintada, zebrinha listrada, coelhinho peludo, vão se f.. Porque aqui na face da terra só bicho escroto é o que vai ter...”

André de Lucena
Em, 5 de Maio de 2011

12 Comentários:

Eu não sou Cachorro não disse...

Mas concordo com o abandono dos animais em nossa cidade.

Ney Bellas disse...

Post Bacana! Essa questão é antiga e verdade seja dita, um problema em diversos Municípios Brasileiros. Iguaba ainda esta longe de ver este problema resolvido, mas não estamos parados e ainda que muitos não saibam, já demos um pequeno passo na direção certa. A Lei974/10 é fruto do Projeto de Lei 038 de 24 de julho de 2008 do VEREADOR ALEXANDRE DA FARMÁCIA e Dispõe sobre as responsabilidades tanto do cidadão, quanto do próprio Poder Executivo. O maior entrave no avanço destas questões é as disponibilidades orçamentárias, mas agora com a possibilidade deste Fundo Federal podemos nos animar. Há anos o Vereador pleiteia a construção de um canil Municipal e a castração dos animais de rua. Chegou inserir por Emendas no orçamento recursos para a construção. Se quiser posso lhe enviar a LEI.
Ney Bellas

Jales Lins disse...

Ney, obrigado por sua participação. Teremos o maior prazer em receber a lei municipal que trata do assunto...

Nosso email: iguabagrande@hotmail.com

De Lucena disse...

Achei oportuno falar desse assunto, pois com a criação do fundo a realidade pode ser outra, basta termos projetos bem elaborados e vontade política, temos que nos posicionar a frente dos fatos, e acredito que ações preventivas e de conscientização, não necessitam de muita verba. Desde já agradeço sua valorosa contribuição e gostaria que me enviasse a LEI, por gentileza.
André de Lucena

Anônimo disse...

Cuido de cães de rua na medida do possível. Adotei 4, hoje são 5. Encontramos muitas dificuldades, pois as Veterinárias são caríssimas, e os resultados nem sempre satisfatórios. Muitos são envenenados. Está faltando colaboração da Prefeitura e Zoonose, com um lugar e veterinário. Conheço pessoas q. fazem esse trabalho, mas as dificuldades nos impedem de avançar.Fazemos esse trabalho por amor aos animais. Como estou achando dificuldades em me identificar vou optar por anônimo.

Jorgino Fabiano disse...

Amigo.. Se você já esta fazendo este trabalho e possuem outras pessoas que voluntariamente participam desta ação, penso que poderiamos se reunir elaborar um projeto detalhado e encaminhar a prefeitura, com apresentação de cursos e beneficios...
Caso precise de ajuda teremos o maior prazer em ajudar, faça contato pelo nosso e-mail. iguabagrande@hotmail.com

Ney Bellas disse...

Os interessados em baixar o texto da Lei 974/10 que "“DISPÕE SOBRE A RESPONSABILIDADE, CRIAÇÃO, PROPRIEDADE, USO E
TRANSPORTE DE CÃES E GATOS DOMÉSTICOS NO MUNICÍPIO DE IGUABA
GRANDE.” visitem o LINK: http://www.alexandredafarmacia.com/?p=136

Obs.: É só clicar no texto em vermelho!

Anônimo disse...

A Foto retrata o que esta cidade representa em todos os cenários para Região dos Lagos.. Absolutamente N A D A !!!!

José Mauro Saar disse...

Concordo plenamente com o anônimo que postou em 07/05/10 03:28 h. Gente disposta a ajudar existe, e muita gente, precisamos de apoio e de organização. Se fosse disponibilizado um terreno tenho certeza de que conseguíriamos fazer ali um local para abrigar esses animais. O Fundo poderia ser a solução mas, como sempre acontece, ele deverá ser a solução de alguns que desviarão o dinheiro a seu bel prazer...

Anônimo disse...

Acho difícil, alguma ajuda do Prefeito, pois antes de ser político, e um empresário bem sucedido, não vai querer "prejudicar" as veterinárias local. Agora são 6, adotei mais uma.Estou procurando por "negão", pois estava precisando de ajuda, sumiu. O Sr. Mário Smato, ofereceu ajuda, preciso agradecê-lo. Consegui, através de amigos, castração a preço popular, amigos que fazem esse trabalho.
Uma gota de cada um, faremos um oceano.
Fiquem na PAZ!!!!!!!!

Anônimo disse...

Por amor estamos tirando do nosso bolso todos os dias alimentação, remédios e veterinários.
Em menos de um mês tive que sacrificar dois animais.
Também pagamos por isto. E não é pouco !
Tenho castrado animais de rua em S.Pedro da Aldeia, com uma veterinária que vem do Rio para prestar este serviço tão importante e necessário por um preço popular.
Em Iguaba a castração é cara e não tenho conhecimento de um Veterinário que disponibilize um dia se quer do seu trabalho para castrar por um preço popular.
Neste momento chegou ao meu conhecimento que em frente ao Pronto Socorro de Iguaba Grande um animal atropelado encontra-se a horas aguardando um cidadão que tenha não só amor, mas dinheiro suficiente para levá-lo ao um veterinário qualquer para salvá-lo, já que o atropelador caiu fora.
São muitos os animais abandonados nesta cidade pelos próprios moradores que vão embora da cidade e não os levam.
É preciso criar um canal de denúncias sério, porque lei tem...basta fazê-la cumprir.

Anônimo disse...

ANIMAL ATROPELADO EM FRENTE AO PRONTO SOCORRO DE IGUABA GRANDE MORRENDO A MINGUA

Liguei para a prefeitura, que mandou ligar para a Secretaria de Meio ambiente, que mandou ligar para o bombeiro, depois para a secretaria de obras e por fim para a Saúde onde tem um veterinário. Será que funciona ?
Liguei para a Secretaria de saúde, mas faltavam 15 minutos para as 17:00 horas e ninguém mais atende.

Postar um comentário

YoutubeBrasil

 
"Caros internautas, primando pela liberdade de expressão e pela democracia, todas as críticas, sugestões e colaborações serão muito bem-vindas! Porém, para mantermos o bom nível das discussões, qualquer postagem que ofenda a moral e a integridade de qualquer pessoa será excluída". Todas as obras publicadas no blog são de total responsabilidade dos intergrantes do IGUABA MAIS ®. Seus textos não podem ser reproduzidos sem autorização. - Equipe IguabaMais.com