DENÚNCIA - ESSA É A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS IGUABENSES



 Li no site da Prefeitura que a qualidade da Educação em Iguaba Grande melhorou e o MEC comprovou a melhora, então, eu, um simples cidadão também tive a curiosidade de querer comprovar essa tal melhora, tenho em mente o velho jargão de que a escola e a nossa segunda casa, e fui buscar informações sobre a escola onde meu pequeno herdeiro estuda. Se trata da E. M. Ernestina Soares de Azevedo, vi professores e funcionários engajados, realmente apaixonados pelo que fazem, também vi pais preocupados pelo estado da escola e crianças apaixonantes com o único desejo de aprender.

 Logo na entrada me deparo com a fachada a ponto de desabaro local onde todas as crianças passam, tanto na entrada, quanto na saída. Isso para não falar do deposito de lixo junto ao portão e em cima da calçada, onde alunos precisam desviar o caminho para a Rua.


 Outras partes do teto, estão prestes a cair, imaginar crianças de 5 e 6 anos, tendo que conviver com o risco de perderem a vida por causa do descaso e abandono da prefeitura municipal e da Secretaria de Educação Municipal é revoltante.


 Ao entrar na “Escola Municipal” (Se é que pode levar este título), pude observar inúmeras paredes com rachaduras, o que denunciarei a Defesa Civil, além de outras paredes descascadas e com muito mofo, algo que me faz entender o porque do meu filho ter tanta alergia e crise de asma ao voltar pra casa, após passar a tarde na “Escola Municipal” Ernestina Soarez de Azevedo.


 Na hora do recreio, as crianças se deliciavam e cantavam músicas sobre os lanchinhos, era emocionante, a alegria e a pureza das crianças comoviam qualquer um, mas a tristeza logo voltava a tona ao observar que após lanchar, seria nessas pias que as crianças lavariam as mãos, escovariam os dentinhos e ali poderiam sofrer um grave acidente.


 Dói o coração saber que é nessas condições que eu e tantos outros pais iguabenses, deixamos nossos bens mais preciosos que são nossos filhos, tentei entrar em contato o dia inteiro com o Secretário de Educação Sr. Enildo José Pereira dos Santos,(ex-sindicalista que muito criticou este tipo de descaso mas agora nada diz) pelo telefone da SEMEC, mas em nenhum momento alguém atendeu a ligação.

 Então me vêem algumas perguntas simples:
 Será que os filhos destes GESTORES estudam nestes escombros? Como podem construir mais unidades se não conservam nem as existentes?

 Ficam aqui expostos a minha indignação, o meu repúdio e o também o meu protesto contra o atual Governo Municipal de Iguaba Grande.



Luiz Paulo Becker
equipe@iguabamais.com

26 Comentários:

Fátima Valladares disse...

Muito triste! Imagine uma criança passando grande parte do dia em um ambiente desses em dias de chuva e frio que as janelas costumam ficar fechadas? Só quem tem filho sabe das consequências. Descaso mesmo é do Secretário de Educação, se realmente tivesse interesse em se aproximar dos problemas acharia a solução.

Norma Rangel disse...

Não acredito, minha neta estuda nesta escola, meu deus como deixaram chegar a esse ponto e por que as professoras nunca levaram isso aos papais das crianças, como vou deixar minha netinha ir estudar amanhã ? Isso não pode ficar desse jeit.

Anônimo disse...

Temos um angolano burro , que mal sabe escrever como prefeito , como querer de um merda desse algo de bom para uma escola.

Marcelo disse...

Não vejo dissonância entre as imagens e o que vi no desfile cívico. Vi nessas fotos o resultado do abandono e do descaso. Descaso esse que levou um caminhão a se aboletar na porta do clube e elevar uma grua até o poste, onde o funcionário iniciou a manipulação de cabos de energia. Normal se não fosse o fato de não terem sequer tomado o cuidado de isolar a rua, ou pelo menos, o perímetro. Moral da história: se acontecesse um acidente teríamos dezenas de pessoas enchendo as UPA's de Araruama e S. Pedro. Vergonha.

Anônimo disse...

esta escola é um exemplo, mas digo que tem outras neste estado ou piores! É lastimável ver o estado das salas, dos banheiros, dos refeitórios e cozinhas. No frio e na chuva a coisa fica ruim... no verão é insuportável.Já observaram a escola Dr. Antônio Rodrigues Teixeira, e a Terezinha Pedrosa...o que dizer então da novíssima Alice Canellas que já está podre, assim como as outras. A secretaria de educação não faz absolutamente nada, as verbas existem....o que se faz com tanto dinheiro ??? Tanta insatisfação,por causa de tanta "sem vergonhisse". Safados!

Fabiany Mello disse...

O Secretário de Educação mudou muito após assumir o cargo. Estou com dois abaixo-assinados dos Universitários que são transportados pelo ônibus da Educação até as Universidades de Cabo Frio. Absurdos ainda estão acontecendo, como usarem a Máquina pública para fazerem dinheiro particular, agressões verbais e quase físicas aos alunos que não possuem a gorjeta ou não querem dar para não serem coniventes com o erro. Alunos amontoados, nos vidros da frente, na porta e literalmente por cima dos outros. E quando ligo para o seu celular, pois a Secretaria depois do desfile ficou em recesso dois dias emendando com o final de semana, ligo tentando falar da situação e acreditando em sua boa vontade e competência para resolver tal situação, me diz que é para mim procurar a justiça só assim acabará retirando o ônibus e o problema para a Secretaria acabará. Autoridades de Iguaba, sem compromisso com o povo, até os munícipes sem estudo já são conscientes dos seus direitos, quanto mais os universitários.
Se os meninos do site desejarem podem pegar comigo cópia dos abaixo-assinados e exporem no site.

Fabiany Mello disse...

OBS: Podem expor no site e se desejarem foto, tiramos também, temos provas suficientes para mostrar o descaso com o povo. Uma amiga minha largou a faculdade depois de se sentir muito envergonhada com uma situação que aconteceu no ônibus constrangedora, não preciso nem expor, pois somos pessoas vividas para saber o que acontece num ônibus onde as pessoas não são transportadas com dignidade e segurança. Acredito que os gados da fazenda são tratados melhor.

Fátima Valladares - do CACAI disse...

Tem solução sim. Alguns pais poderiam ir até ao Prefeito e fazer reclamação e tenho certeza absoluta que ele tomará providência. Um prefeito delega aos secretários, e esses desinteressados, sem comprometimento deixa o caos instalar na educação, saúde, turismo etc. O que o Prefeito precisa fazer é procurar saber dos fatos e dar cartão vermelho para os incompetentes.

Janaina disse...

Paulinho você é o nosso orgulho, continue batalhando, fazendo o bem e procurando ajudar os outros. nunca deixa de ser esse jovem lutador e valente que sempre foi. Conta com a gente.

Renato Siklvveira disse...

Esse é um retrato da educação no país inteiro, escancarado pela cartilha do MEC e outros absurdos como esse. O futuro do país está a perifo.

Marcelo disse...

— Quando aos domingos, do meu púlpito, vejo meus congregados com roupas novas e suas esposas elegantemente vestidas, pergunto a mim mesmo: "Onde estão os pobres de minha igreja? Mas, quando termino o culto e recolho os óbulos, pergunto: "Onde estão os ricos?". Iguaba tem Ricos para si que são extremamente miseráveis, quando comparados ao povo generoso desta terra.

Anônimo disse...

FORA OSCAR !

Monica disse...

Paulo Becker é uma bela escolha para começar a mudança que pretendemos, pode contar comigo e toda a minha família .

Fabiany Mello disse...

Onde está o Conselho da Educação no Município que não funciona para fiscalizar essa questão da Escola e do ônibus dos universitários? Está enganado quem pensa que os Conselhos de Direito são constituídos somente para fiscalizar as iniciativas e projetos da área não governamental. Os Conselhos são formados para fiscalizar ambas as partes. Porque a população não participa das reuniões dos Conselhos? Porque a maioria nem funciona? Quando questionei uma irregularidade na reunião de um determinado Conselho, logo em seguida fui demitida. Gostaria de falar aos representantes da área governamental, sei que é difícil mas não fiquem intimidados e concordando com erros, pois quem vai responder lá na frente são os presidentes dos Conselhos.

Anônimo disse...

O Conselho Municipal funciona e, sempre funcionou em governos passados, por interesses próprios de quem está sentado na cadeira. Passam e, sempre passaram pelas barbas do Conselho, monitores de creche,monitores dos ônibus escolares e inspetores de alunos completamente despreparados para atuarem nas funções, haja vista que são cargos ocupados, em quase cem por cento, por contratados sem nenhuma qualificação e que também não recebem nenmhuma durante o tempo de contrato. Também passa pelas barbas do Conselho, alunos que são dispensados das aulas diariamente pela falta do professor, e que deixam de ter o seu direito garantido de aulas por dia.Não podemos eximir de culpa pelo abandono e descaso dos serviços públicos, os seus próprios usuários, pois lá em cima, D.Norma questiona os professores por não ter comunicado aos papais das crianças. É importante atentar que, se os papais das crianças, antes de matricular os seus filhos numa escola, fossem visitá-la e conhecê-la, já poderiam fazer uma avaliação, e se, pelo menos 50% destes, fossem as reuniões quando fossem convocados, poderiam questionar sobre os problemas existentes, não só com os professores, mas também, e principalmente, com as diretoras das escolas. Vocês sabiam que as escolas possuem uma Associação de pais e mestres? Sabiam que as escolas devem ter um Conselho Escolar também formado, em parte por pais? Será que eles existem nas escolas? Isso já é lei nacional! Será que esta e outras escolas que oferecem o serviço de creche são adequadas em seus espaços e estrura para oferecer este serviço? Penso que os vereadores desta cidade tem grande responsabilidade com tais problemas, pois foram nomeados pelo "povo" para exercer as suas funções, e que são, ou deveriam ser, exclusivamente de interesse do próprio "povo", para que, ao contrário, não se torne "massa de manobra" na mão dos que deveriam lutar pelos interesses da coletividade.
Parabéns pela iniciativa dos organizadores pela oportunidade de ter revelado tal descaso e de abrir espaço de discussão de assuntos tão pertinentes ao desenvovlvimento deste município! E tem muito mais para se revelar! Continuem!

Thelma Bulhões disse...

Essa discussão é fantástica e este site veio na hora certa.
Penso que enquanto as Secretarias pertencerem aos Partidos, teremos sempre pessoas erradas nos lugares errados no que diz respeito às indicações. A situação da educação em Iguaba é caótica. Pesquisando no site "educar para crescer", a Escola Claudio Moacir do 1 ao 5º ano teve nota 4,9 e do 6º ao 9º ano, teve nota 3,9. No início do ano, colocaram uma faixa na frente da escola, parabenizando a nota 4,9. Mas não contaram o resto. Algum tempo atrás, perguntei a algumas crianças porque era costumeiro estarem voltando para casa por volta das 09:30/10:00 da manhã. A resposta é a seguinte: "- Não temos professor, tia."
Todos os amigos aqui foram felizes em seus comentários. Realmente os braços da Secretaria de Educação, são: Conselho Municipal, Estadual, Conselho de Pais, e afins. Porém, o comprometimento é muito grande. E quanto menor o Município maior é o interesse próprio de cada um, sendo mais difícil de se organizar. Juntando tudo o que li e mais o que imagino que esteja acontecendo, acredito que o único canal competente dessa matéria é o Ministério Público. As famílias precisam se mobilizar. Precisam perder o medo em pleitear o seu direito. Mas tudo isso com organização. Tudo dentro da democracia. Com ordem e respeito.Precisamos mostrar que a força do povo está respaldada na Carta Magna.
Um povo organizado contribui para uma Sociedade organizada.

Juliana Nogueira disse...

Pegando carona no comentário de Thelma, que na minha opinião, diz tudo:"Penso que enquanto as Secretarias pertencerem aos Partidos, teremos sempre pessoas erradas nos lugares errados no que diz respeito às indicações."
E ainda que por elas passem algumas pessoas com boas intenções e competentes para realizar ações construtivas, mas que não ocupem cargos tão importantes, são vergonhosamente boicotadas ou impedidas de fazer.

anonimu disse...

CADEIA NESSE ENILDO, QUE JÁ TEM CARROS ZEROS, QUE COBRA DOS ESTUDANTES QUE PEGAM ÔNIBUS PRA IR ESTUDAR EM OUTROS MUNICIPIOS E QUE ROUBA DOS POBRES QUANDO NA VERDADE DEVERIA AJUDAR AOS POBRES

Marcelo Beni disse...

Iguaba Grande: Desordem e Regresso!

José Mauro Saar disse...

Não entendo muito dessa matéria e concordo com tudo que foi escrito pela maioria das pessoas que conhecem a fundo essa questão.
Todos tem culpa, os políticos que prometem apenas visando ganhar a eleição, o eleitor que não cobra essa promessa, os conselhos que, via de regra, são inoperantes, os pais que não fiscalizam e protestam, os professores que aceitam trabalhar nessas condições e nós, que não temos filhos na escola, que elejemos outras prioridades quando reclamamos do governo.
Lembro quando Cristovão Buarque se candidatou à presidência da República, com a promessa de fazer uma revolução através da educação, ele sempre esteve engajado nessa luta, e teve uma pífia votação.
O povo ainda não entendeu que não mudaremos esse país, nossos filhos o farão, desde que tenham condições para isso.

De Lucena disse...

Parabéns! Paulo Becker, mostra que o nosso compromisso é com a verdade, e não para por ai, pois isso não é o fim... é só o começo de uma reformulação política em nossa cidade. A batalha, apenas começou.

Anônimo disse...

É muito fácil falar que devemos fazer isso, fazer aquilo, se quando temos a oportunidade não fazemos nada.
Lembro-me quando fui a uma votação de um projeto de Lei que aumentaria o salário dos profissionais da Educação na Câmara dos Vereadores de Iguaba Grande e a Sessão estava VAZIA. Ou seja, nem mesmo os beneficiados por isso (os profissionais da Educação) estavam interessados. Quero dizer que, ao invés de ficarmos aqui falando o que deveria ser feito, vamos à luta e façamos!

Anônimo disse...

Perfeito o comentário do nosso(a) amigo(a) anônimo, em 13/06.
"Quem quer faz; quem não quer, arranja uma desculpa."

Saúde e paz!

Thelma Bulhões.

Anônimo disse...

Ainda sobre esta escola, gostaria de saber porque na secretaria trabalham quatro cabeças que se encontram e se batem,faltando cadeiras para que as bundas sentem, incluindo uma professora, mulher do cara que usou o ônibus escolar para ir à Aldeia Velha comemorar aniversário do filho, que ganha dobrado para nada fazer, quando as crianças são dispensadas mais cedo, sem aviso anterior aos pais, se houver um imprevisto com alguma professora. Por que uma professora numa secretaria lotada? Não seria a sala de aula o lugar dela para cobrir o imprevisto das professoras? São as crianças que devem voltar pra casa mais cedo? Ou será que quem está permitindo isso é que deveria voltar pra casa mais cedo?

Anônimo disse...

Bom noite!!! Gostaria muito de saber pra onde foi o ABONO dos professores,que foi votado na CAMARA MUNICIPAL de IGUABA GRANDE o ano passado( no mes de JUNHO)e deveria ser pago ANUALMENTE e ate a data de hoje nada!!! Agora eles dizem que tal abono pode ser pago ate o final do ano.Isso é correto? Isso é legal? Alguem pode informar alguma coisa?

Anônimo disse...

Paradeiros prováveis do abono: desfile cívico, alimentação das bandas no evento da casa de cultura, aplicado para a campanha de 2012, ou distribuído nos cofres particulares.

Postar um comentário

YoutubeBrasil

 
"Caros internautas, primando pela liberdade de expressão e pela democracia, todas as críticas, sugestões e colaborações serão muito bem-vindas! Porém, para mantermos o bom nível das discussões, qualquer postagem que ofenda a moral e a integridade de qualquer pessoa será excluída". Todas as obras publicadas no blog são de total responsabilidade dos intergrantes do IGUABA MAIS ®. Seus textos não podem ser reproduzidos sem autorização. - Equipe IguabaMais.com